banner

Notícias

Notícias

Passeio - Convívio à Quinta da Malafaia08, Abr 2024

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio divulgar o Passeio-Convívio à Quinta da Malafaia, Esposende no próximo dia 21 de maio.Todos os interessados devem inscrever-se na Junta de Freguesia até dia 30 de abril.
Consulte o cartaz da iniciativa aqui.

Ficamos à sua espera!

Feliz Páscoa28, Mar 2024

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio desejar a todos uma Boa Páscoa!

Atividade "Martírios do Senhor" em Várzea de Calde12, Mar 2024

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio divulgar o "Martírios do Senhor" que se realiza no próximo dia 16 de Março. O percurso pedonal deste evento tem início pelas 20h na Igreja Nossa Senhora de Lurdes.

Esperamos por si nesta atividade tradicional de Várzea de Calde!

Veja aqui o cartaz da iniciativa.

Desfile de Carnaval 202405, Fev 2024

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio anunciar o Desfile de Carnaval da freguesia, que irá decorrer no próximo dia 11 de Fevereiro (domingo), pelas 14h30. O desfile deste ano terá início em frente ao restaurante "O Rouxinol".

Ficamos à sua espera!

Declaração IRS 202426, Jan 2024

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio informar as primeiras datas relativas à entrega da declaração de IRS para o ano de 2024:

Até 15 de fevereiro devem ser comunicadas eventuais alterações no agregado familiar.

Até 25 de fevereiro devem verificar e inserir as faturas no Portal do e-fatura.


Pode ver o cartaz com as datas emitidas aqui.

Feliz Natal e um Próspero 2024!22, Dez 2023

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero 2023!

Boas Festas

"Cantando o Natal" em Várzea de Calde13, Dez 2023

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio divulgar o evento "Cantando o Natal" que se realiza no próximo domingo, dia 17 de dezembro, pelas 17h na Igreja Paroquial em Póvoa de Calde. Este evento conta com a participação do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e do Grupo Coral e Instrumental da Universidade Sénio de Rotary Viseu.

Ficamos à vossa espera!

Veja o cartaz do evento aqui.

Convocatória - Dia da Defesa Nacional06, Dez 2023

A Junta de Freguesia vem por este meio anunciar a convocatória para o Dia da Defesa Nacional que acontece irá acontecer em outubro de 2024. 

Pode consultar a convocatória aqui.

Festividade o "Toco"26, Set 2023

No próximo dia 3 de outubro, realiza-se o tradicional "Toco" em Várzea de Calde. O evento terá lugar no Largo de S. Francisco pelas às 20h, com um programa de animação cultural.

Ficamos à sua espera!

Pode consultar o cartaz do evento aqui.

IV Feira do Linho e Produtos Locais08, Set 2023

A Junta de Freguesia vem por este meio informar que, face às previsões climatéricas, a IV Feira do Linho e Produtos Locais irá decorrer no Pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Várzea.

Ficamos à sua espera!

Pode consultar o cartaz da iniciativa aqui.

Grupo "Le Piano du Lac" regressa à Barragem de Vár08, Set 2023

O grupo "Le Piano du Lac" regressa à Barragem de Várzea de Calde para apresentar o espetáculo de jazz a pedais aquáticos "Voloswing". 

O espetáculo organizado pela La Xata la Rifa e a Binaural Nodar, conta com o apoio do Município de Viseu, para mais uma exibição no próximo dia 22 de setembro.

Bilhetes disponíveis no local do espetáculo ou em: https://entradium.com/events/piano-du-lac-voloswing-em-pedalopiano-varzea-de-calde

Veja o cartaz da iniciativa aqui.

Estamos a recrutar!06, Set 2023

Estamos a recrutar Formador para a área de informática. 

Caso se encaixe no perfil, envie o seu currículo para presidente@jf-calde.pt e geral@celfinfo.org. 

Atrasadamente o Silêncio01, Set 2023

A freguesia de Calde vai ser palco de mais um espetáculo organizado pelo projeto "Diálogos". Com criação e interpretação de Leandro Araújo e Nádia Yracema, a peça Atrasadamente o Silêncio vai ser apresentada no Largo dos Pousados em Almargem amanhã, dia 2 de setembro, pelas 21h00.

Mais iformações em: https://cempalcos.com/trabalhos/atrasadamente-o-silencio/

Veja o cartaz da iniciaiva aqui.

Ficamos à sua espera!

Projeto Diálogos - Sussurandar18, Ago 2023

Irá decorrer no dia 20 de Agosto, o espetáculo Sussurrandar, integrado no projeto Diálogos. Esta performance criada conjuntamente pela comunidade da freguesia de São Pedro de France e os artistas Marina Nabais e Tavo Iván Romero, utiliza a paisagem e arquitetura das localidades como palcos ideais para momentos de partilha com o público.

Os interessados podem fazer a reserva no seguinte link.

Cartaz do evento: ver.

IV Feira do Linho e Produtos Locais18, Ago 2023

Irá decorrer no próximo dia 9 de Setembro a IV Feira do Linho e Produtos Locais, um evento rico em artesanato tradicional, iguarias deliciosas, produtos agrícolas e um ambiente acolhedor para todos. 

Os interessados em participar deverão fazer a sua inscrição através do e-mail aldeiadevarzeadecalde@outlook.pt ou do número 935 681 533, até ao próximo dia 5 de Setembro.

Contamos consigo.

Pode consultar o cartaz da iniciativa aqui.

Rota da Ribeira da Várzea - Várzea de Calde12, Jul 2023

A Junta de Freguesia vem por este meio anunciar a realização da "Rota da Ribeira da Várzea - Várzea de Calde", no próximo dia 22 de Julho. A rota conta com uma visita ao Museu do Linho, uma recriação do ofício de resineiro e uma degustação de produtos locais.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. Todos os interessados  devem inscrever-se até ao dia 19 de julho através dos contactos aldeiadevarzeadecalde@outlook.pt ou do número 935 681 533 (Chamada para a rede móvel nacional)

Ficamos à sua espera!

Pode consultar o cartaz da iniciativa aqui.

Ação de Sensibilização: Prevenção de Burlas31, Mai 2023

A Junta de Freguesia vem por este meio anunciar a ação de sensibilização para a prevenção de burlas que acontece no próximo dia 17 de junho na sede da Junta de Freguesia. Esta sessão destina-se ao público-geral e terá entrada livre.

Ficamos à sua espera!

Pode consultar o cartaz da iniciativa aqui.

Dia da Criança: 3 de Junho15, Mai 2023

A Junta de Freguesia de Calde, juntamente com a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Calde, celebra o Dia da Criança no próximo dia 3 de Junho pelas 15h00 no Pavilhão da Póvoa de Calde. A celebração conta com atividades como a Modelagem de Balões, Insufláveis e Pinturas Faciais. 

A Entrada é gratuita mas de inscrição obrigatória. Todos os interessados devem fazer a inscrição através dos contactos 963 616 696* (Anita) ou 917 290 529* (Andreia)

*Chamada para a rede móvel nacional

Ficamos à sua espera!

Pode consultar o cartaz da iniciativa aqui.

Viseu, Senhora da Beira10, Mai 2023

A Freguesia de Calde vai receber o projeto "Viseu, Senhora da Beira", com a visita dos residentes das Freguesias de São João de Lourosa, Silgueiros e Faíl e Vila Chã de Sá, já no próximo dia 31 de maio.

A iniciativa foi criada para todos os habitantes do concelho, com idade igual ou superior a 65 anos e visa promover a descoberta do território viseense e o convívio entre Freguesias.

A visita à Freguesia de Calde inclui a ida ao Museu do Linho de Várzea de Calde e um lanche-convívio com animação musical.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. Todos os interessados devem inscrever-se na Junta de Freguesia até ao dia 22 de maio.

Pode consultar o cartaz da iniciativa aqui.

Deixe os seus Terrenos no Mapa de Viseu03, Mai 2023

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio divulgar a presença do Balcão Único do Prédio na sede da junta de freguesia, entre os dias 2 a 19 de Maio das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 nos dias úteis. Apelamos à marcação prévia através do número 232 427 426 (chamada para a rede fixa nacional). Identifique e registe os seus terrenos de forma simples e gratuita.

Pode consultar o cartaz da iniciativa aqui.

Rota da Ribeira da Várzea05, Abr 2023

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio divulgar a Carta da Homologação da Primeira Rota da freguesia, a "Rota da Ribeira da Várzea".

Tipo de Percurso: de pequena rota, com 7,5 n

Local: Concelho de Viseu

Entidade Promotora: Câmara Municipal de Viseu

Data de Homologação: 27 de janeiro de 2023

Podem consultar a Carta da Homologação do Percurso "Rota da Ribeira da Várzea" aqui.

Produção e Transformação do Linho de Várzea15, Fev 2023

Foi anunciada, no dia 03 de fevereiro de 2023, pela Direção Geral do Património Cultural, a inscrição da “Produção e Transformação do Linho de Várzea” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, em Diário da República.

Reflete a importância da manifestação do património cultural imaterial, enquanto reflexo da identidade da comunidade em que esta tradição se mantém e na qual se pratica, traduzida em práticas transmitidas entre gerações com recurso privilegiado à oralidade.

Com esta inscrição estamos a promover o interesse público e a sua integração e coesão social, com vista à promoção da sua sustentabilidade, preservação e valorização.

É um fantástico e justíssimo reconhecimento a todas as mulheres e homens da aldeia de Várzea de Calde, que ao longo dos séculos têm mantido esta tradição viva, de uma aldeia que integra a Rede Nacional “Aldeias de Portugal”.

Consultem a sua caracterização em síntese em endereço web: http://www.matrizpci.dgpc.pt/MatrizPCI.Web/InventarioNacional/DetalheFicha/621?dirPesq=0 

Podem ainda consultar o anúncio da Direção-Geral do Património Cultural aqui.

Calde: Desfile de Carnaval13, Fev 2023

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio anunciar o Desfile de Carnaval da freguesia, que irá decorrer no próximo dia 19 de Fevereiro (domingo), pelas 14h00 na localidade da Paraduça.

Ficamos à sua espera!

Convocatória: Dia da Defesa Nacional27, Dez 2022

A Junta de Freguesia de Calde, vem por este meio divulgar os convocados para o Dia da Defesa Nacional que se deve realizar no Regimento de Infantaria nº 14, em Viseu.

Pode consultar a convocatória aqui.

Cantando o Natal14, Dez 2022

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio divulgar o evento "Cantando o Natal" que se realiza no próximo domingo, dia 18 de dezembro, pelas 15h na Igreja Paroquial de Póvoa de Calde. Este evento conta com a participação do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e do Grupo Típico Regional "Os Pauliteiritos" de Abraveses!

Pode ver o cartaz do evento aqui.

Deixe os seus Terrenos no Mapa de Viseu23, Nov 2022

Deixe os seus Terrenos no Mapa de Viseu

A Freguesia de Calde vem por este meio divulgar a presença do Balcão Único do Prédio na sede da junta de freguesia, entre os dias 28 de Novembro e 09 de Dezembro. Apelamos à participação de todos. Identifique e registe os seus terrenos de forma simples e gratuita.

Pode consultar o cartaz da iniciativa aqui.

Apresentação da peça "Funiladas e Contradanças"24, Ago 2022

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio anunciar a apresentaçao da peça de teatro "Funiladas e Contradanças" no proxímo sábado, dia 27 de agosto, pelas 21h30 no Museu do Linho de Várzea de Calde.

Esta peça conta com a criação e interpretação original de Graeme Pulleyn e Clara Spormann e com a produção da Cem Palcos.

Para saber mais sobre a peça ou sobre como pode adquirir o seu bilhete basta aceder ao website da Cem Palcos, aqui.

Restrições de Perigo de Incêndio Rural15, Jun 2022

Restrições Associadas ao Índice de Perigo de Incêndio Rural Diário

A Junta de Freguesia de Calde vem por este meio divulgar as restrições associadas a queimas e queimadas, maquinaria e equipamentos, fogueiras, acessos e circulação, de forma a prevenir os incêndios rurais diários.

Estas restrições são aplicáveis a todo o território continental.

Pode consultar as restrições associadas ao índice de perigo de incêndio rural aqui.

Deixe os seus Terrenos no Mapa de Viseu06, Mai 2022

Deixe os seus Terrenos no Mapa de Viseu

A Freguesia de Calde vem por este meio divulgar a presença do Balcão Único do Prédio na sede da junta de freguesia, nos próximos dias 16 e 27 de maio. Apelamos à participação de todos. Identifique e registe os seus terrenos de forma simples e gratuita.

Pode consultar o cartaz da iniciativa aqui.

Lista Unitária de Ordenação Final04, Mai 2022

Lista Unitária de Ordenação Final

A Freguesia de Calde vem divulgar a Lista Unitária de Ordenação Final referente ao procedimento concursal comum para a constituição de vínculo de emprego público.

Pode consultar a lista aqui.

Ação de sensibilização e formação25, Mar 2022

Ação de Sensibilização e formação

A Freguesia de Calde vem divulgar a ação de sensibilização e formação da população "BUPi, Cadastro de Propriedades e Gestão Sustentável do Território - Comportamentos seguros e resiliência das Comunidades.

Ação de Sensibilização (Abrir)

Admissão Assistente Operacional - Convocatória04, Mar 2022

Freguesia de Calde - Convocatória para Provas

Procedimento concursal comum para a constituição de vínculo de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para o preenchimento de um posto de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional, na área dos Serviços Exteriores, publicado em Diário da República pelo Aviso (extrato) n.º 17003/2021, 2ª série — N.º 174 — 07 de setembro e na Bolsa de Emprego Público com o código de oferta n.º 0E202109/0162.

Convocatória para os métodos de seleção

Os métodos de seleção, Prova de Conhecimentos, Avaliação Psicológica e Entrevista Profissional de Seleção decorrem de acordo com o artigo 36º do anexo da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, e são aplicados nos termos da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril alterada e republicada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 janeiro (adiante designada por Portaria).

Ver convocatória completa: aqui.

Actualização: Concurso Público - Admissão Assisten18, Mar 2022

Actualização: Concurso Público - Admissão Assistente Operacional

A Freguesia de Calde vem disponibilizar a todos os interessados, os seguintes documentos relativos ao procedimento concursal para admissão de um assistente operacional (Bolsa de Emprego Público com o código de oferta n.º OE202109/0162):

Formulário de Audiência Prévia (Abrir)

Lista de Classificação dos Métodos de Seleção (Abrir)

Projecto da Lista Unitária de Ordenação Final (Abrir)

Actualização Fevereiro: Espaço Cidadão Móvel31, Jan 2022

REDE MÓVEL DO ESPAÇO CIDADÃO

Relembramos que nos próximos dias 6 e 16 de Fevereiro, entre as 14:30h e as 17:30h, poderá deslocar-se à sede da junta de Freguesia de Calde para tratar de assuntos através do Espaço do Cidadão Móvel.


Destacamos dentro dos serviços que irão ser disponibilizados, a possibilidade de agendar consultas médicas, resolver assuntos relacionados com a autoridade tributária ou mesmo agendar a renovação do seu cartão de cidadão, entre muitos outros.

Veja os serviços disponibilizados por este espaço através do seguinte link:

Espaço Cidadão Móvel

Qualquer dúvida e/ou esclarecimento dirija-se à Junta de Freguesia.

Concurso Público - Admissão Assistente Operacional7, Set 2021

A Freguesia de Calde vem informar todos os interessados sobre o procedimento concursal para admissão de um assistente operacional.

Prazos e meio de candidatura

A data limite para a receção de candidaturas é dia 28 de setembro (15 dias úteis), por correio eletrónico. No caso de ser por correio registado, a data limite é 01 de outubro (tem mais 3 dias de dilação do correio).

A receção de candidaturas presenciais ou por CTT, deverão ser devidamente justificadas, sendo que o júri irá analisar cada uma delas e decidir sobre a sua admissão.

Formulário de candidatura e outras informações:

Aviso de Abertura (Abrir)

Formulário de Candidatura (Abrir)

Bolsa de Emprego - Oferta 202109.0162 (Abrir)

Acta (Abrir)

Informação: Espaços Cidadãos11, Ago 2021

INFORMAÇÃO:

A Junta de Freguesia informa, que o Projecto da Rede Móvel de Espaços Cidadãos, vai arrancar dia 1 de Setembro de 2021.

Consulte o Catálogo de Serviços dos actos que poderão ser tratados sem se deslocarem da sua Freguesia.

Link para documento: https://jf-calde.pt/Informacao_EC.pdf

Faça a marcação na Junta de Freguesia, directamente através do número 232 427 494 ou pelo endereço electrónico apoioec@cmviseu.pt.

Percurso Ativo - Histórias e Gerações na Geologia 24, Mai 2021

SÁBADO, DIA 29 DE MAIO ÀS 17H00

Calde, Viseu

Local de concentração - Partida/ Chegada - Largo do Cruzeiro (Calde)

Concentração 16h30

Partida 17h00

Extensão 5,8Km

Duração */- 1h30

Inscrições obrigatórias para:

presidente@jf-calde.pt | TELM_ 962 836 335

Inscrições limitadas

Porque devemos ir a Vilar do Monte?13, Jul 2020

Seguindo o dicionário, pela aldeia; seguindo a natureza pela existência de um local secreto, antigo, um enorme celeiro, pendurado nas rochas e, ao lado de espigueiros e canados, o moinho, uma etnografia que vive.

Link para consultar toda a informação:https://visitviseu.pt/viseurural_detalhe.php?item=4

Novo Horário 13, Jul 2020

Horário de atendimento na sede da Junta de Freguesia

Dia do linho na Feira de São Mateus27, Ago 2019

O dia do linho, na Feira de São Mateus, é já no dia 8 de Setembro! Junte-se a nós a partir das 17h00!

Orçamento Participativo 17, Jan 2019

Aproveite para esclarecer as suas dúvidas na assembleia do Orçamento Participativo no dia 25 de janeiro de 2019 pelas 18h00 na Sede da Junta de Freguesia de Calde.

Jornadas Europeias do Património27, Set 2018

Este fim-de-semana, dias 28, 29 e 30 de setembro, celebram-se as Jornadas Europeias do Património e os Museus de Viseu associam-se à iniciativa com a oferta de um conjunto de oficinas, workshops e visitas guiadas temáticas ao abrigo do mote do evento: “Partilhar Memórias”. 

Convite18, Set 2018

9º Aniversário do Museu do Linho em Várzea de Calde

10º Aniversário do SAD de Calde17, Set 2018

.

Atividade intergeracional: "Contos com Chá"20, Jul 2018

O Museu Municipal “Casa de Lavoura e Oficina do Linho”, promove na próxima semana a atividade intergeracional “Contos com Chá”, para assinalar o Dia dos Avós, celebrado no dia 26 de julho. Pretende-se com esta ação proporcionar um intercâmbio entre avós e netos e ir ao encontro de memórias, histórias, profissões e objetos antigos entre as duas gerações. Para complementar este momento de aprendizagem e afetos, haverá degustação de bolinhos tradicionais com linhaça, acompanhados com chá de carqueja, ambos produtos locais. Para ser possível a participação de todos, iremos realizar esta atividade em dois dias: 26 de julho (quinta-feira) e 28 de julho (sábado), ambos pelas 15 horas, mediante inscrição com marcação prévia para o telefone:232 911004 ou email: museu.varzea@cmviseu.pt A atividade tem o custo de 1€ por participante. Contamos com a vossa presença!

III Torneio de Futebol Infantil "Freguesias Vivas"29, Jun 2018

III Torneio de Futebol Infantil "Freguesias Vivas" a decorrer de 1 a 8 de julho/18, no Campo futebol de 7 de Lordosa. Organizado pelo CFV - Clube de Futebol os Viriatos com apoio das juntas de freg. Lordosa, Bodiosa, Calde e Campo e do município Viseu.ð??Venha participar, apoiar e acompanhar esta iniciativa!!

Academia de Linho14, Jun 2018

Conhecer “in loco” a arte ancestral do linho e participar deste ciclo anual é o desafio que a “Academia do Linho de Várzea de Calde” coloca aos mais pequenos. Na aldeia de Várzea e nos seus campos de linho, os petizes terão oportunidade de por “mãos à obra” nas várias tarefas que compõem este processo, através de um programa científico-pedagógico, que contempla ainda atividades de cariz cultural. A primeira atividade do ciclo está já agendada para o próximo dia 12 de julho e diz respeito à fase de “Arrancar, Ripar e Curtir” o linho. Brevemente, serão abertas as inscrições para a participação nesta aventura!#viseu

Parque infantil e "Gerações Ativas" de Calde14, Jun 2018

A Freguesia de Calde já conta, com dois novos equipamentos de lazer e atividade física, ao serviço da comunidade. São eles um parque infantil e um parque "Gerações Ativas", com vários aparelhos de manutenção, que se junta aos outros parques que integram já o circuito. Partilhamos uma fotografia desta inauguração, na qual participaram alguns dos alunos do programa "Atividade Sénior".

Exposição "O Sudário", dia 2 de junho na Pousada 29, Mai 2018

No próximo sábado, dia 2 de junho, pelas 18 Horas, inaugura a instalação da obra “O Sudário”, na Pousada de Viseu.

Será a primeira vez que as 12 peças da obra serão apresentadas, na integra, em Portugal e em Viseu. A apresentação contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, do Vereador da Cultura, Jorge Sobrado, e da própria artista e criadora, Cristina Rodrigues.

A obra, originalmente concebida para exposição na Bienal de Arte de Colombo, no Sri Lanka, é inspirada no “Sudário de Turim” â?? o manto que cobriu o corpo de Jesus Cristo após a sua morte. A criação valoriza ainda a tradição milenar do linho artesanal de Várzea da Calde na sua composição e a comunidade de mulheres responsável pela sua produção.

Cristina Rodrigues é uma das criadoras portuguesas mais influentes da sua geração, cujas intervenções artísticas remetem ao papel da mulher como guardiã de várias tradições culturais.

Central Hidroelétrica de Vilar do Monte09, Mai 2018

Central Hidroelétrica de Vilar do Monte na freguesa de Calde

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios13, Abr 2018

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra no próximo dia 18 de abril, destacamos a aldeia de Várzea de Calde, onde está inserido o Museu Casa de Lavoura e Oficina do Linho, e desafiamos todos, a participarem na experiência “À Descoberta da Exposição (Re)expressar o Rural”, onde vão explorar os sons rurais desta aldeia através da investigação feita pela Binaural Nodar e conduzida pelo Dr. Luís Costa.

No dia 18 de abril irá realizar-se uma atividade com início às 15 horas destinada a escolas, e estará também patente no domingo, 22 de abril, com o mesmo horário para famílias.

Estas atividades como estão inseridas nas Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios são gratuitas, mediante marcação prévia através do tel.: 232 911004; ou do e-mail museu.varzea@cmviseu.pt.

Queima do Toco - dia 3 de outubro29, Set 2017

A tradição repete-se com a queima do toco…

Na terça-feira à noite…

O Museu Casa de Lavoura e Oficina do Linho, em Várzea de Calde, associa-se à festividade popular de “Comemoração do Toco”, no próximo dia 3 de Outubro 2017, que decorrerá no Largo de S. Francisco na mesma localidade, das 20h às 23h. Para o efeito, e excecionalmente, o museu estará de portas abertas.

Gabinete de Apoio ao Emigrante22, Set 2017

O Município de Viseu disponibiliza aos seus munícipes, um Gabinete de Apoio ao Emigrante. A informação e contactos sobre o mesmo encontra-se no Gabinete de Ação Social Solidariedade e Família e na Junta de Freguesia da sua área de residência.

Se está emigrado, a pensar emigrar ou até mesmo regressar, solicite esclarecimentos presencialmente no Gabinete de Ação Social ou através dos contactos 232427434 / e-mail accao.social@cmviseu.pt e através do link:

http://www.cm-viseu.pt/index.php/emigrante

FÉRIAS DE VERÃO NOS MUSEUS MUNICIPAIS 12, Jul 2017

 
CASA DE LAVOURA E OFICINA DO LINHO

Julho | Agosto | Setembro

Atividades:

Cheirinho a alfazema

Elaboração de um saquinho de linho com alfazema no interior (colhida no Jardim do Museu).

O meu traje

Bonecos em cartão com trajes antigos, ligados à lavoura e ao ciclo do linho.

Jogos de outros tempos/Jogo da Velha...

Jogos antigos, com decoração em materiais de linho, alfazema e rosmaninho (colhidos no Jardim do Museu).

Horários: 
Terça: 14h00 – 18h00 
Quarta a Domingo: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00

O valor da inscrição é de 1€ por participante, mediante marcação prévia. 
Para mais informação, queira contactar a Casa de Lavoura e Oficina do Linho, através do telefone: 232 911 004 ou do email: museu.varzea@cmviseu.pt

Jogos Sonoros no Dia Mundial da Criança31, Mai 2017

O Museu "Casa de Lavoura e Oficina do Linho" comemora com diversas atividades o Dia Internacional da Criança (Dia 1 de Junho):

1. Jogo da Pinata;

2. Jogo da àgua;

3. Jogo da Farinha;

4. Pintura-"O Museu aos meus olhos";

5. Jogos Tradicionais (lançamento de peão, elásticos, macaca, etc.)

6. Atividade sonora: "Vozes do Rural"/parceria com a Binaural Nodar

As inscrições deverão ser efetuadas para os contactos do Museu por telf: 232 911004, ou por e-mail: museu.varzea@cmviseu.pt

As atividades em causa são gratuitas.

Dia Internacional dos Museus18, Mai 2017

Assinala-se hoje o Dia Internacional dos Museus. Até domingo, os museus municipais oferecem um programa de atividades para toda a família e convidam a uma visita pelos seus espaços. Partilhamos o cartaz do programa.

Na aldeia Várzea de Calde encontra-se o Museu do Linho, que está aberto das10h00 ás 20h00 nos dias 18 e 20 de Maio com visitadas guiadas e actividades gratuitas.


Dia da Criança 03 de junho de 201718, Mai 2017

Dia 03 de Junho 2017 venha celebrar o dia da criança no pavilhão desportivo da Povoa

Torneio de Sueca18, Mai 2017

Torneio de Sueca.
Pavilhão Desportivo da Povoa

Candidata na categoria: "Aldeias Rurais30, Mar 2017

Aldeia de Várzea de Calde, freguesia de Calde, concelho de Viseu, distrito de Viseu candidata ás 7 maravilhas de Portugal.

CANTANDO O NATAL 2016 02, Dez 2016

CANTANDO O NATAL 2016 

projeto de criação artística “O Sudário”14, Out 2016

A arquiteta e artista plástica Cristina Rodrigues apresentou ontem, no museu municipal da Casa da Lavoura e Oficina do Linho de Várzea de Calde, o seu projeto de criação artística “O Sudário”, desenvolvido em parceria com o Município. Inspirado no Sudário de Turim, peça de linho apresentada como o tecido que cobriu o corpo de Jesus Cristo após a sua morte, a obra de arte terá a sua antestreia em Viseu, na Quinta da Cruz, dia 28 de Outubro, e será posteriormente apresentada em Dezembro, na Bienal de Arte de Colombo, no Sri Lanka.

“Comemoração do Toco”, no próximo dia 3 de Outubro30, Set 2016

A tradição repete-se com a queima do toco…

Na segunda-feira à noite…

O Museu Casa de Lavoura e Oficina do Linho, em Várzea de Calde, associa-se à festividade popular de “Comemoração do Toco”, no próximo dia 3 de Outubro 2016, que decorrerá no Largo de S. Francisco na mesma localidade, das 20 às 23h. Para o efeito, e excecionalmente, o museu estará de portas abertas.

"Além Calde" - 24 julho23, Jul 2015

O Município de Viseu e a Junta de Freguesia de Calde, com a criação e produção artística da Zunzum Associação Cultural, têm a honra de convidar V. Ex.ª para a apresentação de "Além Calde", no dia 24 de julho, pelas 21h30, no Adro da Igreja Paroquial.

Festa da Freguesia: "500 Anos" de Calde21, Jul 2015

24, 25 e 26 de julho venham connosco comemorar a Festa da Freguesia: "500 Anos" de Calde .

Contamos com a participação de todos!

Assembleia do Orçamento Participativo da JF Calde23, Abr 2015

A assembleia do Orçamento Participativo (OP) da Freguesia de Calde realiza-se, dia 8 de Maio às 21 horas, na sede da Junta de Freguesia.

As assembleias participativas destinam-se a apresentar o OP, esclarecendo as dúvidas e dando espaço para que a comunidade debata as ideias a apresentar.

Vem apresentar as tuas ideias!!!

Formação Aplicadores de Produtos Fitofarmacêuticos23, Abr 2015

Irá realizar-se a Formação para Aplicadores de Produtos Fitofarmacêuticos, destinada a Agricultores e outros aplicadores destes produtos.

Inscrições e mais informações através dos contactos geral@jf-calde.pt / 232 911 200

Cerimónia de assinatura de protocolos com CMV10, Mar 2015

A Junta de Freguesia de Calde informa, que se vai realizar dia 15 de Março de 2015 pelas 17h30, na sede da Junta de Freguesia a cerimónia de assinatura de protocolos de execução de delegação de competências com a Câmara Municipal de Viseu, com a presença do Exmº Senhor Presidente da Câmara.

Desde já agradecemos a presença de todos vós.

O Natal Solidário22, Dez 2014

Este ano, a contar com mais uma iniciativa do Município de Viseu, denominado "Natal Solidário", foram distribuídos os cabazes de Natal às famílias mais carenciadas.
A cerimónia teve lugar na sede da nossa junta de freguesia, contando com a presença do Presidente da Camâra Municipal de Viseu Dr. António Almeida Henriques e vereadores.

Evento Cantando o Natal12, Dez 2014

Vai decorrer na Igreja Matriz de Póvoa de Calde a 20 de Dezembro pelas 20 horas o Evento Cantando o Natal, com as atuações do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e do Grupo Coral do Cardes de Barbeita e com o apoio da Junta de Freguesia de Calde 

Viseu Natal. Sonho Tradicional.

Exposição Temporária "Ciclo de Fotografia"09, Dez 2014

A Exposição Temporária "Ciclo de Fotografia" foi inagurada no passado dia 7 de Dezembro no Museu de Várzea.

Até dia 31 de Março de 2015 contamos com a presença de todos!

Feira do Linho e Produtos Locais07, Out 2014

Domingo, 12 de Outubro, decorre a Feira do Linho e Produtos Locais, a realizar das 10h às 19h, no Largo de S. Francisco em Várzea de Calde.

O evento conta com um programa diversificado. Não falte!

5º Aniversário Casa de Lavoura e Oficina do Linho19, Set 2014

Dia 20 de Setembro o Museu Etnográfico “Casa de Lavoura e Oficina do Linho” comemora o seu 5º aniversário.

Durante este mês estão a decorrer várias atividades.

Aguardamos a vossa visita!

Percurso Pedestre 07, Ago 2014

Dia 09 de Agosto, Sábado, irá acontecer o percurso pedestre na "Rota da Ribeira de Várzea" organizado pelo Município de Viseu e pela Junta de Freguesia de Calde. Ponto de encontro marcado às 17h30 no Largo do cruzeiro em Várzea de Calde. 

Mais informações sobre a rota em: http://bit.ly/V4coQM

Apresentação dos livros da Autora Ascenção Lopes25, Jul 2014

Dia 27 de Julho , pelas 15h30 será será realizada a apresentação dos livros da autora Ascenção Lopes no Museu Etnográfico de Várzea de Calde .

A apresentação estará a cargo do escritor Vitor da Rocha.

Boas-vindas aos emigrantes da Freguesia de Calde24, Jul 2014

Este fim-de-semana iniciam-se as Festas de Calde, que irão decorrer pelas aldeias da Junta de Freguesia.

Desejamos a todos os nossos emigrantes as boas-vindas, bem como aos restantes visitantes!

Festejar os Santos Populares no Museu16, Jun 2014

O Museu Etnográfico Casa da Lavoura e Oficina do Linho em Várzea de Calde não esqueceu os Santos Populares. Para assinalar a quadra, será realizado até dia 27 de junho um atelier de criação de lanternas para decoração do próprio jardim.

Vacinação profilaxia da raiva e outras zoonoses05, Jun 2014

A Junta de Freguesia de Calde disponibilizará dia 14 de junho a vacinação da profilaxia da raiva e outras zoonoses - vacinação antirrábica e identificação eletrónica.

Caminhos Marianos e de Santiago29, Mai 2014

Os caminhos Marianos e de Santiago de Compostela estão desde dia 26 de maio disponíveis aos turistas e peregrinos em roteiros turísticos, disponibilizando 150 lugares de culto em Portugal e informações sobre procissões, festividades e tradições.

Reposição de estrada Calde-Cota30, Mai 2014

A Junta de Freguesia de Calde informa que foi realizada a reposição da estrada da floresta que liga Calde – Cota.

Caminho de Cabrum30, Mai 2014

A Junta de Freguesia de Calde informa que irão ser efectuadas obras de melhoria do Caminho de Cabrum.

Caminheiros de Santiago29, Mai 2014

A Junta de Freguesia de Calde informa que será inaugurado, em Almargem, um albergue para os caminheiros de Santiago.

Obras na praia fluvial30, Mai 2014

A Junta de Freguesia de Calde informa que as obras da praia fluvial irão ser iniciadas para a criação de uma nova estrutura turística.