banner

Notícias

Notícias

Jornadas Europeias do Património27, Set 2018

Este fim-de-semana, dias 28, 29 e 30 de setembro, celebram-se as Jornadas Europeias do Património e os Museus de Viseu associam-se à iniciativa com a oferta de um conjunto de oficinas, workshops e visitas guiadas temáticas ao abrigo do mote do evento: “Partilhar Memórias”. 

Convite18, Set 2018

9º Aniversário do Museu do Linho em Várzea de Calde

10º Aniversário do SAD de Calde17, Set 2018

.

Atividade intergeracional: "Contos com Chá"20, Jul 2018

O Museu Municipal “Casa de Lavoura e Oficina do Linho”, promove na próxima semana a atividade intergeracional “Contos com Chá”, para assinalar o Dia dos Avós, celebrado no dia 26 de julho. Pretende-se com esta ação proporcionar um intercâmbio entre avós e netos e ir ao encontro de memórias, histórias, profissões e objetos antigos entre as duas gerações. Para complementar este momento de aprendizagem e afetos, haverá degustação de bolinhos tradicionais com linhaça, acompanhados com chá de carqueja, ambos produtos locais. Para ser possível a participação de todos, iremos realizar esta atividade em dois dias: 26 de julho (quinta-feira) e 28 de julho (sábado), ambos pelas 15 horas, mediante inscrição com marcação prévia para o telefone:232 911004 ou email: museu.varzea@cmviseu.pt A atividade tem o custo de 1€ por participante. Contamos com a vossa presença!

III Torneio de Futebol Infantil "Freguesias Vivas"29, Jun 2018

III Torneio de Futebol Infantil "Freguesias Vivas" a decorrer de 1 a 8 de julho/18, no Campo futebol de 7 de Lordosa. Organizado pelo CFV - Clube de Futebol os Viriatos com apoio das juntas de freg. Lordosa, Bodiosa, Calde e Campo e do município Viseu.ð??Venha participar, apoiar e acompanhar esta iniciativa!!

Academia de Linho14, Jun 2018

Conhecer “in loco” a arte ancestral do linho e participar deste ciclo anual é o desafio que a “Academia do Linho de Várzea de Calde” coloca aos mais pequenos. Na aldeia de Várzea e nos seus campos de linho, os petizes terão oportunidade de por “mãos à obra” nas várias tarefas que compõem este processo, através de um programa científico-pedagógico, que contempla ainda atividades de cariz cultural. A primeira atividade do ciclo está já agendada para o próximo dia 12 de julho e diz respeito à fase de “Arrancar, Ripar e Curtir” o linho. Brevemente, serão abertas as inscrições para a participação nesta aventura!#viseu

Parque infantil e "Gerações Ativas" de Calde14, Jun 2018

A Freguesia de Calde já conta, com dois novos equipamentos de lazer e atividade física, ao serviço da comunidade. São eles um parque infantil e um parque "Gerações Ativas", com vários aparelhos de manutenção, que se junta aos outros parques que integram já o circuito. Partilhamos uma fotografia desta inauguração, na qual participaram alguns dos alunos do programa "Atividade Sénior".

Exposição "O Sudário", dia 2 de junho na Pousada 29, Mai 2018

No próximo sábado, dia 2 de junho, pelas 18 Horas, inaugura a instalação da obra “O Sudário”, na Pousada de Viseu.

Será a primeira vez que as 12 peças da obra serão apresentadas, na integra, em Portugal e em Viseu. A apresentação contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, do Vereador da Cultura, Jorge Sobrado, e da própria artista e criadora, Cristina Rodrigues.

A obra, originalmente concebida para exposição na Bienal de Arte de Colombo, no Sri Lanka, é inspirada no “Sudário de Turim” â?? o manto que cobriu o corpo de Jesus Cristo após a sua morte. A criação valoriza ainda a tradição milenar do linho artesanal de Várzea da Calde na sua composição e a comunidade de mulheres responsável pela sua produção.

Cristina Rodrigues é uma das criadoras portuguesas mais influentes da sua geração, cujas intervenções artísticas remetem ao papel da mulher como guardiã de várias tradições culturais.

Central Hidroelétrica de Vilar do Monte09, Mai 2018

Central Hidroelétrica de Vilar do Monte na freguesa de Calde

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios13, Abr 2018

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra no próximo dia 18 de abril, destacamos a aldeia de Várzea de Calde, onde está inserido o Museu Casa de Lavoura e Oficina do Linho, e desafiamos todos, a participarem na experiência “À Descoberta da Exposição (Re)expressar o Rural”, onde vão explorar os sons rurais desta aldeia através da investigação feita pela Binaural Nodar e conduzida pelo Dr. Luís Costa.

No dia 18 de abril irá realizar-se uma atividade com início às 15 horas destinada a escolas, e estará também patente no domingo, 22 de abril, com o mesmo horário para famílias.

Estas atividades como estão inseridas nas Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios são gratuitas, mediante marcação prévia através do tel.: 232 911004; ou do e-mail museu.varzea@cmviseu.pt.

Queima do Toco - dia 3 de outubro29, Set 2017

A tradição repete-se com a queima do toco…

Na terça-feira à noite…

O Museu Casa de Lavoura e Oficina do Linho, em Várzea de Calde, associa-se à festividade popular de “Comemoração do Toco”, no próximo dia 3 de Outubro 2017, que decorrerá no Largo de S. Francisco na mesma localidade, das 20h às 23h. Para o efeito, e excecionalmente, o museu estará de portas abertas.

Gabinete de Apoio ao Emigrante22, Set 2017

O Município de Viseu disponibiliza aos seus munícipes, um Gabinete de Apoio ao Emigrante. A informação e contactos sobre o mesmo encontra-se no Gabinete de Ação Social Solidariedade e Família e na Junta de Freguesia da sua área de residência.

Se está emigrado, a pensar emigrar ou até mesmo regressar, solicite esclarecimentos presencialmente no Gabinete de Ação Social ou através dos contactos 232427434 / e-mail accao.social@cmviseu.pt e através do link:

http://www.cm-viseu.pt/index.php/emigrante

FÉRIAS DE VERÃO NOS MUSEUS MUNICIPAIS 12, Jul 2017

 
CASA DE LAVOURA E OFICINA DO LINHO

Julho | Agosto | Setembro

Atividades:

Cheirinho a alfazema

Elaboração de um saquinho de linho com alfazema no interior (colhida no Jardim do Museu).

O meu traje

Bonecos em cartão com trajes antigos, ligados à lavoura e ao ciclo do linho.

Jogos de outros tempos/Jogo da Velha...

Jogos antigos, com decoração em materiais de linho, alfazema e rosmaninho (colhidos no Jardim do Museu).

Horários: 
Terça: 14h00 – 18h00 
Quarta a Domingo: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00

O valor da inscrição é de 1€ por participante, mediante marcação prévia. 
Para mais informação, queira contactar a Casa de Lavoura e Oficina do Linho, através do telefone: 232 911 004 ou do email: museu.varzea@cmviseu.pt

Jogos Sonoros no Dia Mundial da Criança31, Mai 2017

O Museu "Casa de Lavoura e Oficina do Linho" comemora com diversas atividades o Dia Internacional da Criança (Dia 1 de Junho):

1. Jogo da Pinata;

2. Jogo da àgua;

3. Jogo da Farinha;

4. Pintura-"O Museu aos meus olhos";

5. Jogos Tradicionais (lançamento de peão, elásticos, macaca, etc.)

6. Atividade sonora: "Vozes do Rural"/parceria com a Binaural Nodar

As inscrições deverão ser efetuadas para os contactos do Museu por telf: 232 911004, ou por e-mail: museu.varzea@cmviseu.pt

As atividades em causa são gratuitas.

Dia Internacional dos Museus18, Mai 2017

Assinala-se hoje o Dia Internacional dos Museus. Até domingo, os museus municipais oferecem um programa de atividades para toda a família e convidam a uma visita pelos seus espaços. Partilhamos o cartaz do programa.

Na aldeia Várzea de Calde encontra-se o Museu do Linho, que está aberto das10h00 ás 20h00 nos dias 18 e 20 de Maio com visitadas guiadas e actividades gratuitas.


Dia da Criança 03 de junho de 201718, Mai 2017

Dia 03 de Junho 2017 venha celebrar o dia da criança no pavilhão desportivo da Povoa

Torneio de Sueca18, Mai 2017

Torneio de Sueca.
Pavilhão Desportivo da Povoa

Candidata na categoria: "Aldeias Rurais30, Mar 2017

Aldeia de Várzea de Calde, freguesia de Calde, concelho de Viseu, distrito de Viseu candidata ás 7 maravilhas de Portugal.

CANTANDO O NATAL 2016 02, Dez 2016

CANTANDO O NATAL 2016 

projeto de criação artística “O Sudário”14, Out 2016

A arquiteta e artista plástica Cristina Rodrigues apresentou ontem, no museu municipal da Casa da Lavoura e Oficina do Linho de Várzea de Calde, o seu projeto de criação artística “O Sudário”, desenvolvido em parceria com o Município. Inspirado no Sudário de Turim, peça de linho apresentada como o tecido que cobriu o corpo de Jesus Cristo após a sua morte, a obra de arte terá a sua antestreia em Viseu, na Quinta da Cruz, dia 28 de Outubro, e será posteriormente apresentada em Dezembro, na Bienal de Arte de Colombo, no Sri Lanka.

“Comemoração do Toco”, no próximo dia 3 de Outubro30, Set 2016

A tradição repete-se com a queima do toco…

Na segunda-feira à noite…

O Museu Casa de Lavoura e Oficina do Linho, em Várzea de Calde, associa-se à festividade popular de “Comemoração do Toco”, no próximo dia 3 de Outubro 2016, que decorrerá no Largo de S. Francisco na mesma localidade, das 20 às 23h. Para o efeito, e excecionalmente, o museu estará de portas abertas.

"Além Calde" - 24 julho23, Jul 2015

O Município de Viseu e a Junta de Freguesia de Calde, com a criação e produção artística da Zunzum Associação Cultural, têm a honra de convidar V. Ex.ª para a apresentação de "Além Calde", no dia 24 de julho, pelas 21h30, no Adro da Igreja Paroquial.

Festa da Freguesia: "500 Anos" de Calde21, Jul 2015

24, 25 e 26 de julho venham connosco comemorar a Festa da Freguesia: "500 Anos" de Calde .

Contamos com a participação de todos!

Assembleia do Orçamento Participativo da JF Calde23, Abr 2015

A assembleia do Orçamento Participativo (OP) da Freguesia de Calde realiza-se, dia 8 de Maio às 21 horas, na sede da Junta de Freguesia.

As assembleias participativas destinam-se a apresentar o OP, esclarecendo as dúvidas e dando espaço para que a comunidade debata as ideias a apresentar.

Vem apresentar as tuas ideias!!!

Formação Aplicadores de Produtos Fitofarmacêuticos23, Abr 2015

Irá realizar-se a Formação para Aplicadores de Produtos Fitofarmacêuticos, destinada a Agricultores e outros aplicadores destes produtos.

Inscrições e mais informações através dos contactos geral@jf-calde.pt / 232 911 200

Cerimónia de assinatura de protocolos com CMV10, Mar 2015

A Junta de Freguesia de Calde informa, que se vai realizar dia 15 de Março de 2015 pelas 17h30, na sede da Junta de Freguesia a cerimónia de assinatura de protocolos de execução de delegação de competências com a Câmara Municipal de Viseu, com a presença do Exmº Senhor Presidente da Câmara.

Desde já agradecemos a presença de todos vós.

O Natal Solidário22, Dez 2014

Este ano, a contar com mais uma iniciativa do Município de Viseu, denominado "Natal Solidário", foram distribuídos os cabazes de Natal às famílias mais carenciadas.
A cerimónia teve lugar na sede da nossa junta de freguesia, contando com a presença do Presidente da Camâra Municipal de Viseu Dr. António Almeida Henriques e vereadores.

Evento Cantando o Natal12, Dez 2014

Vai decorrer na Igreja Matriz de Póvoa de Calde a 20 de Dezembro pelas 20 horas o Evento Cantando o Natal, com as atuações do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e do Grupo Coral do Cardes de Barbeita e com o apoio da Junta de Freguesia de Calde 

Viseu Natal. Sonho Tradicional.

Exposição Temporária "Ciclo de Fotografia"09, Dez 2014

A Exposição Temporária "Ciclo de Fotografia" foi inagurada no passado dia 7 de Dezembro no Museu de Várzea.

Até dia 31 de Março de 2015 contamos com a presença de todos!

Feira do Linho e Produtos Locais07, Out 2014

Domingo, 12 de Outubro, decorre a Feira do Linho e Produtos Locais, a realizar das 10h às 19h, no Largo de S. Francisco em Várzea de Calde.

O evento conta com um programa diversificado. Não falte!

5º Aniversário Casa de Lavoura e Oficina do Linho19, Set 2014

Dia 20 de Setembro o Museu Etnográfico “Casa de Lavoura e Oficina do Linho” comemora o seu 5º aniversário.

Durante este mês estão a decorrer várias atividades.

Aguardamos a vossa visita!

Percurso Pedestre 07, Ago 2014

Dia 09 de Agosto, Sábado, irá acontecer o percurso pedestre na "Rota da Ribeira de Várzea" organizado pelo Município de Viseu e pela Junta de Freguesia de Calde. Ponto de encontro marcado às 17h30 no Largo do cruzeiro em Várzea de Calde. 

Mais informações sobre a rota em: http://bit.ly/V4coQM

Apresentação dos livros da Autora Ascenção Lopes25, Jul 2014

Dia 27 de Julho , pelas 15h30 será será realizada a apresentação dos livros da autora Ascenção Lopes no Museu Etnográfico de Várzea de Calde .

A apresentação estará a cargo do escritor Vitor da Rocha.

Boas-vindas aos emigrantes da Freguesia de Calde24, Jul 2014

Este fim-de-semana iniciam-se as Festas de Calde, que irão decorrer pelas aldeias da Junta de Freguesia.

Desejamos a todos os nossos emigrantes as boas-vindas, bem como aos restantes visitantes!

Festejar os Santos Populares no Museu16, Jun 2014

O Museu Etnográfico Casa da Lavoura e Oficina do Linho em Várzea de Calde não esqueceu os Santos Populares. Para assinalar a quadra, será realizado até dia 27 de junho um atelier de criação de lanternas para decoração do próprio jardim.

Vacinação profilaxia da raiva e outras zoonoses05, Jun 2014

A Junta de Freguesia de Calde disponibilizará dia 14 de junho a vacinação da profilaxia da raiva e outras zoonoses - vacinação antirrábica e identificação eletrónica.

Caminhos Marianos e de Santiago29, Mai 2014

Os caminhos Marianos e de Santiago de Compostela estão desde dia 26 de maio disponíveis aos turistas e peregrinos em roteiros turísticos, disponibilizando 150 lugares de culto em Portugal e informações sobre procissões, festividades e tradições.

Reposição de estrada Calde-Cota30, Mai 2014

A Junta de Freguesia de Calde informa que foi realizada a reposição da estrada da floresta que liga Calde – Cota.

Caminho de Cabrum30, Mai 2014

A Junta de Freguesia de Calde informa que irão ser efectuadas obras de melhoria do Caminho de Cabrum.

Caminheiros de Santiago29, Mai 2014

A Junta de Freguesia de Calde informa que será inaugurado, em Almargem, um albergue para os caminheiros de Santiago.

Obras na praia fluvial30, Mai 2014

A Junta de Freguesia de Calde informa que as obras da praia fluvial irão ser iniciadas para a criação de uma nova estrutura turística.